EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE LETRAS/INGLÊS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: FOCO NA ELABORAÇÃO DE TESTES ESCRITOS

Autores

  • Cristina Vasconcelos Porto Universidade Federal do Pará

Resumo

Resumo: A pesquisa sobre experiências tem mostrado que professores e alunos partem de suas próprias experiências para dar sentido ao que acontece em sala de aula e explicar como compreendem os processos de ensino e de aprendizagem (MICCOLI, 2010). O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre experiências de avaliar de alunos universitários cursando Letras/Inglês e, mais especificamente, descrever as experiências vicenciadas por esses alunos, durante a elaboração de testes escritos de inglês que foram analisados, observando-se os pricípios de qualidade na área da avaliação. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevistas, protocolo verbal, notas de campo, e testes escritos de inglês. Os resultados evidenciaram que os participantes têm dificuldades de conceituar avaliação no contexto no contexto de língua estrnageira e que elaborar questões relacionadas às habilidades de compreensão escrita e oral foi o que mais os deixou angustiados durante o processo de elaboração de seus testes escritos. Os resultados mostraram também que, ao falar sobre suas experiências de avaliar, os participantes puderam expor suas crenças sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, contribuindo para uma melhor compreensão do por que avaliam da forma como o fazem.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Artigos