HYPHENATED IDENTITY AND MYTHS OF WORLD CREATION LEAD TO A HAPPY ENDING, IN HIROMI GOTO’S CHORUS OF MUSHROOMS
Abstract
Chorus of Mushrooms, de Hiromi Goto, traz à tona os efeitos da diáspora sobre três mulheres de três diferentes gerações. Naoe, japonesa forçada a migrar para o Canadá devido à Segunda Guerra Mundial, recusa-se a usar o idioma de seu novo país e passa os dias calada, sentada numa poltrona. Keiko, ao contrário, adota um nome ocidental e abraça completamente os costumes canadenses. Seu repúdio à cultura oriental leva-a a esquecer sua língua nativa. O antagonismo materializado nestas duas personagens é, no entanto, apaziguado pela protagonista Murasaki, a jovem narradora que assume o papel de amálgama das culturas canadense e japonesa. Conforme cresce, ela passa a interessar-se por sua identidade hifenizada. Símbolo de uma certa aceitação diaspórico, Murasaki renomeia a si mesma e assim aproxima-se deliberadamente de suas raízes orientais. Com isso, ao recontar os mitos de criação do Japão, ela os reforma e os reorganiza, dando abertura para novas combinações e interpretações. Tal atitude diminui a inquietação e o temor causado pela diáspora, reconcilia os membros de sua família e proporciona um final feliz para o romance.Downloads
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Published
2017-12-21
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Artigos