HYPHENATED IDENTITY AND MYTHS OF WORLD CREATION LEAD TO A HAPPY ENDING, IN HIROMI GOTO’S CHORUS OF MUSHROOMS

Authors

  • Luciano Cabral Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Chorus of Mushrooms, de Hiromi Goto, traz à tona os efeitos da diáspora sobre três mulheres de três diferentes gerações. Naoe, japonesa forçada a migrar para o Canadá devido à Segunda Guerra Mundial, recusa-se a usar o idioma de seu novo país e passa os dias calada, sentada numa poltrona. Keiko, ao contrário, adota um nome ocidental e abraça completamente os costumes canadenses. Seu repúdio à cultura oriental leva-a a esquecer sua língua nativa. O antagonismo materializado nestas duas personagens é, no entanto, apaziguado pela protagonista Murasaki, a jovem narradora que assume o papel de amálgama das culturas canadense e japonesa. Conforme cresce, ela passa a interessar-se por sua identidade hifenizada. Símbolo de uma certa aceitação diaspórico, Murasaki renomeia a si mesma e assim aproxima-se deliberadamente de suas raízes orientais. Com isso, ao recontar os mitos de criação do Japão, ela os reforma e os reorganiza, dando abertura para novas combinações e interpretações. Tal atitude diminui a inquietação e o temor causado pela diáspora, reconcilia os membros de sua família e proporciona um final feliz para o romance.

Author Biography

Luciano Cabral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientado pela prof. Leila Harris. Membro dos grupos de pesquisa A Voz e o Olhar do Outro e Estudos do Gótico.

Downloads

Published

2017-12-21

Issue

Section

Artigos