PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO ESTÉTICO: WALTER PATER E OSCAR WILDE
Autores
Stephania Ribeiro do Amaral
Unesp - São José do Rio Preto
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo a caracterização dos princípios do movimento estético nos trabalhos críticos de Walter Pater (1839 – 1894) e de Oscar Wilde (1854 – 1900). O movimento estético tinha como princípio básico a concepção de que o valor da arte é intrínseco, isto é, reside em sua beleza e, portanto, não pode ser julgado por funções morais, didáticas ou utilitárias. Um de seus principais teóricos é o escritor Walter Pater, sendo que na breve conclusão de seu livro The Renaissance: Studies in Art and Poetry (1873), está contido o cerne da filosofia estética que propõe. Também o prefácio de seu livro Appreciations, with an Essay on Style (1889) contém preceitos importantes para o movimento artístico em questão. Com relação aos ensaios críticos de Oscar Wilde, pode-se dizer que os mais profícuos para alcançar os objetivos propostos são A decadência da mentira – uma observação (2007) e O crítico como artista (2007). Considerando-se que os ensaios de Wilde foram publicados em datas aproximadamente próximas às datas de publicação dos trabalhos de Pater e tendo em vista, ainda, que Pater foi tutor de Wilde, em Oxford, pretende-se, portanto, esboçar um trajeto das analogias entre a filosofia estética pensada por Pater e adotada por Wilde, de modo a verificar até em que ponto Wilde assimila e/ou subverte as concepções estéticas que exorta.