IAN MCEWAN’S ATONEMENT: FROM JEAN PAUL SARTRE’S “WHY WRITE?” TO BRIONY’S ROLES AS AUTHOR AND CHARACTER NARRATOR

Autores

  • Sigrid Renaux Centro Universitário Campos de Andrade

Resumo

Partindo das considerações filosóficas, históricas e críticas de Jean-Paul Sartre em What is Literature? e, especificamente, em “What is to write?”, “Why write?” e “For whom does one write?”, este artigo discute as funções de Briony Tallis como autora, narradora e personagem no romance metaficcional de Ian McEwan Atonement (2001). Através dos questionamentos de Sartre serão examinadas as razões aparentes bem como a escolha mais profunda que estão por trás da criação artística de Briony – a peçat eatral The Trials of Arabella – e as diferentes versões de seu último romance Atonement: por um lado, sua compulsão de contar histórias para beneficiar-se de seu poder transformador e como meio de obter reparação pelo falso testemunho que dera a respeito do estupro de sua prima Lola, o que privou sua irmã Cecília e Robbie Turner, seu namorado, de serem felizes juntos; por outro, suas ponderações sobre a arte de escrever histórias e os mecanismos do romance, sobre seu poder demiúrgico de artista, e, consequentemente, sobre seu dilema “como pode uma romancista realizar uma reparação se, com seu poder absoluto dedecidir como a história termina, ela é também Deus?” Esses são alguns dos assuntos abordados, levando à percepeção de que oromance de McEwan é uma narrativa sobre literatura e arte, ao discutir a questão daautoria e por que os autores escrevem romances, enquanto permanece um romance sobre o ser humano e a fragilidade humana, ao ponderar sobre as razões da traição, a natureza da culpa e a necessidade de reparação. 

Publicado

2011-07-01

Edição

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Artigos