O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • JACYARA DOS SANTOS

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Inglês, Professores, Educandos.

Resumo

O ensino da Língua Inglesa no Ensino Médio foi e continua sendo ineficaz na maioria das escolas públicas e particulares brasileiras, reforçando, dessa forma, a crença de que é impossível se aprender inglês nas escolas regulares. Esta pesquisa foi conduzida de forma a identificar o perfil dos sujeitos envolvidos neste processo – professores e estudantes – buscando analisar as causas de um ensino insatisfatório que ainda não atende às metas previstas nos documentos relacionados à educação, principalmente alguns dos preceitos estabelecidos pelos PCNs, mais especificamente o PCN + de Língua Estrangeira. Os resultados mostram que, apesar do ensino da escola pública ser considerado menos eficiente que o da escola particular de maneira geral, no que concerne ao ensino e à aprendizagem da Língua Inglesa, contudo, tanto a escola pública como a particular apresentam características bem próximas uma da outra, evidenciando a necessidade de uma política de ensino de línguas mais clara e uma preocupação maior com relação à formação do professor de línguas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos