O FATOR MOTIVACIONAL DA LOUSA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • SAMARA OLIVEIRA
  • THALITA CIRILO

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, lousa digital, motivação em L2.

Resumo

Utilizar recursos tecnológicos nas aulas de línguas estrangeiras tem-se apresentado como fator motivacional para os alunos. Dentre esses recursos interligados à educação, destacase a lousa interativa e suas particularidades. Este artigo relata um estudo piloto sobre a experiência de 21 alunos de um instituto de idiomas em Natal e sua motivação com o quadro eletrônico durante as lições, discutindo o papel do aluno como “protagonista” (Freire, 1996) e a interação (Orr, 2008) dele com a lousa digital. Os dados são provenientes de questionários semiestruturados direcionados aos aprendizes e observações de aulas com e sem a lousa digital durante quatro meses. Os resultados apontaram que a lousa impulsiona a motivação e interesse dos aprendizes, pois possibilita uma sala dinâmica, de caráter menos tradicional, permitindo, assim, um aluno mais ativo e participativo. Eles indicaram também que as atividades realizadas por meio da lousa digital impactam significativamente a motivação desses sujeitos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos