IRONIA E PARÓDIA EM “THE BIRTHDAY OF THE INFANTA”, DE OSCAR WILDE

Autores

  • Caio Antônio de Medeiros Nóbrega Nunes Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Genilda Azerêdo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Narrativa, Metaficção, Paródia, Ironia, Conto de fadas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso do recurso literário conhecido como metaficção, especialmente no que tange à paródia, em suas modalidades teórica e ficcional. A análise está fundamentada, entre outros, em Bernardo (2010), Waugh (1984) e Hutcheon (1989, 2000), tendo como corpus o conto “The birthday of the Infanta”. Em termos metodológicos, a pesquisa alia uma bibliografia teórico-crítica da narrativa, em sentido geral, à teoria específica da metaficção. Tal articulação se faz necessária, visto que a metaficção é sempre usada em conjunto com outros recursos, e em resposta a modos tradicionais de construir narrativas. Portanto, propomos uma articulação entre a teoria da paródia, um dos mais importantes recursos de criação metaficcional, e seu teor irônico, a uma discussão do conto “The birthday of the Infanta”. Ao adotar elementos provenientes de uma tradição de contos de fadas, para logo em seguida, subvertê-los, Oscar Wilde não somente alcançou inovação e novidade a partir da recodificação paródica de uma tradição já estabelecida, mas também, através do recurso da ironia, nos levou a refletir sobre questões outras, que envolvem relações de poder, autoridade, submissão e crueldade. Também a partir da construção paródica em relação à tradição de contos de fadas, Oscar Wilde retomou o caráter utópico presente nos contos populares orais (que originaram os contos de fadas literários), que parecia haver se perdido nos contos de fadas literários, especialmente entre aqueles produzidos com propósitos didáticos na Inglaterra Vitoriana.

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