DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO

Autores

  • Ana Veronica Pazmino UFSC
  • Adriane Shibata dos Santos UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16

Resumo

O artigo defende a necessidade de que nos cursos de design o tema da sustentabilidade seja inserido nos períodos iniciais e permeie o curso nas disciplinas posteriores, sendo tratado como relevante e praticado nas ações projetuais. Assim, pode-se esperar que nos projetos realizados pelos alunos de design sejam considerados problemas sociais e ambientais, além de outras questões relacionadas à sustentabilidade. Apesar do MEC ter estabelecido Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos, no artigo é apresentada uma pesquisa sobre a oferta destas temáticas em disciplinas nos cursos de Santa Catarina. O artigo finalmente propõe um modelo interdisciplinar da sustentabilidade nos cursos de design, visando que os designers do futuro sejam conscientes e responsáveis da sua atividade

Biografia do Autor

Adriane Shibata dos Santos, UNIVILLE

Dra.

Referências

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Publicado

2017-03-12

Como Citar

Pazmino, A. V., & Santos, A. S. dos. (2017). DESIGN E SUSTENTABILIDADE: NECESSIDADE DE QUEBRA DE PARADIGMA NO ENSINO. IX Sustentável, 3(1), 10–16. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2017.v3.n1.10-16

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