A DESMATERIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ECODESIGN: OBSERVAÇÃO DE UM CENTRO EDUCACIONAL

Autores

  • Tassiane Cristine Bilik Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Adriano Heemann Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.44-50

Palavras-chave:

Ecodesign, Editorial, Desmaterialização

Resumo

O design editorial está fundamentado em uma quantidade significativa de mídia impressa. Esse material tem vida útil cada vez menor, sobretudo as folhas de provas didáticas utilizadas por centros educacionais. Diante desse contexto, o presente artigo discute possíveis benefícios da desmaterialização das provas tradicionais confeccionadas em papel e substituição por mídias eletrônicas contemporâneas. O estudo é conduzido com base em uma revisão bibliográfica e uma observação empírica dessa problemática no contexto de um centro educacional no estado do Paraná. O estudo conclui que a estratégia de desmaterialização pode resultar na economia anual de aproximadamente 58,9 toneladas de papel sulfite. 

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Bilik, T. C., & Heemann, A. (2016). A DESMATERIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ECODESIGN: OBSERVAÇÃO DE UM CENTRO EDUCACIONAL. IX Sustentável, 2(2), 44–50. https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2016.v2.n2.44-50