Principais causas de mortalidade em jovens adultos no Brasil e em Santa Catarina: uma análise socioeconômica e regional
DOI:
https://doi.org/10.32963/gwd3zk74Resumo
Introdução. Este trabalho analisa as principais causas de mortalidade entre jovens adultos de 15 a 39 anos no Brasil e no estado de Santa Catarina em 2023, com foco nas mortes por agressões, uma das principais causas externas de óbito nessa faixa etária, e suas possíveis correlações com indicadores socioeconômicos. Método. Estudo descritivo, analítico e retrospectivo, baseado em dados secundários extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/Datasus) e indicadores socioeconômicos do IBGE e do Atlas de Desenvolvimento Humano. Resultados. Na faixa etária de 15 a 39 anos, Santa Catarina apresentou uma taxa de mortalidade por agressões muito inferior à média nacional (12,5 por 100 mil habitantes contra 39,4 por 100 mil habitantes, p < 0,05), o que se reflete também em uma menor taxa de mortalidade geral nesta faixa etária (97,5 por 100 mil habitantes contra 141,7 por 100 mil habitantes, p < 0,05). A análise estatística com as macrorregiões brasileiras demonstrou correlações significativas diretas entre o Índice de Gini (desigualdade de renda) e a taxa de analfabetismo com a mortalidade por agressões. Também demonstrou correlações significativas inversas entre o IDH (índice de desenvolvimento humano) e grau de escolaridade com a mortalidade por agressões. Conclusão. Os resultados sugerem que o desenvolvimento socioeconômico está associado a menores taxas de mortalidade por agressão na população jovem.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-11-23 (2)
- 2025-11-23 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dr Luiz Fernando Prado, Prof Fabricio de Souza Neves

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).