Terapias alternativas para tratamento da candidíase vulvovaginal
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v11i1.8002Resumo
Objetivo. Uma revisão integrativa que tem por objetivo comparar alguns dos diferentes tipos de tratamento para a Candidíase Vaginal e sua eficácia. Método. Foi feita busca em bases de dados: Bireme, Scielo e PubMeD. Critérios de inclusão: Estudos científicos ou revisões bibliográficas retrospectivas, ensaios clínicos, revisões narrativas, artigos de pesquisa, revisões sistemáticas e metanálises, publicadas em inglês, espanhol ou português, nos últimos 5 anos, disponíveis de forma gratuita nas plataformas. Critérios de exclusão: publicações não localizadas na íntegra. Resultados. Na busca inicial foram obtidos 371 trabalhos, após serem removidos aqueles duplicados e os inelegíveis restaram 15 resultados para serem analisados de forma integral baseado nos critérios de inclusão e exclusão. Conclusão. O tratamento para a candidíase vulvovaginal deve ser individualizado pois depende de fatores ambientais e genéticos da paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karoline Bunn Borba; Érica Raiany PAdilha Ribeiro

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).