Preditores da escolha da especialidade por egressos do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v10i3.7833Resumo
Justificativa. Vários fatores influenciam a escolha de especialidade entre estudantes de medicina. Objetivos: Identificar os principais preditores de escolha de especialidade entre os graduados. Métodos. Uma pesquisa de 33 itens foi aplicada a uma amostra estratificada de graduados em medicina de 2000 a 2021. A pesquisa avaliou fatores que influenciam a escolha da especialidade e os níveis de satisfação, engajamento e realização. A regressão logística multinomial foi utilizada para determinar os preditores da escolha de especialidades cirúrgicas ou de apoio em detrimento das clínicas. Resultados. Dados de 335 participantes revelaram que a preferência por problemas cirúrgicos (OR = 7,6; p < 0,001), sexo masculino (OR = 2,77; p = 0,04), altas expectativas de renda (OR = 2,28; p = 0,01) e cuidados secundários (OR = 1,78; p = 0,01) favoreciam as especialidades cirúrgicas em relação às clínicas. A conformidade da residência com as normas nacionais (OR = 0,63; p = 0,03), a preferência por prática solo (OR = 0,61; p = 0,01), equilíbrio entre vida profissional e pessoal (OR = 0,59; p < 0,001), cuidados terciários (OR = 0,54; p = 0,01) e a preferência por problemas clínicos (OR = 0,39; p < 0,001) favoreceram as especialidades clínicas em relação às cirúrgicas. O sexo masculino (OR = 3,26; p = 0,01) e a preferência por problemas cirúrgicos (OR = 2,69; p < 0,001) aumentaram a probabilidade de escolha de especialidades de apoio em relação às clínicas. Conclusões. Os principais preditores de escolha de especialidade incluem gênero, tipo de problema, expectativas de renda, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, conformidade com as normas de residência e tipo de cuidado dentro do sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Getúlio Rodrigues de Oliveira Filho, Daniel Schimitt
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).