Avaliação da eficácia da adição de Ensifentrina ao tratamento com Tiotrópio em comparação com o uso exclusivo de Tiotrópio:

Uma Revisão sistemática e meta-análise.

Autores

  • Santos, B.E UFSC
  • Fernanda de Oliveira Ramos
  • Julia Hafermann Romão
  • Geraldo Lucas Lopes Costa
  • Guido Tasca Petroski
  • Pedro Henrique Siedschlag Schmidt:
  • Mariangela Pimentel Pincelli

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v10i3.7758

Resumo

Antecedentes: Há diversas terapias inalatórias disponíveis para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). No entanto, muitos pacientes ainda sofrem com sintomas e limitações na função pulmonar. Isso destaca a necessidade de adicionar novas terapias complementares na tentativa de melhoria dos sintomas e da qualidade de vida destes pacientes.

Objetivos: Realizamos uma meta-análise para avaliar a eficácia da adição de Ensifentrina (ENS) ao tratamento com Tiotrópio (TIO) em comparação com o uso exclusivo de Tiotrópio em pacientes com DPOC.

Método: Nós pesquisamos no Pubmed, Embase e Cochrane por ensaios clínicos randomizados e controlados (ERCs). Posteriormente, identificamos os seguintes desfechos de interesse: Pico de VEF1 no dia 1, Área Sob a Curva (ASC) média do VEF1 (0-12h), Tratamento de Emergência relacionado a Eventos adversos (TEEA) e Qualquer Efeito adverso (EA). Também analisamos os seguintes subgrupos: Pico de VEF1 Alta dose (AD) (>1,5mg), Pico de VEF1 Baixa dose (BD), ASC média de VF1 (0-12H) Baixa dose (≦1,5mg) e ASC Média do VEF1 (0-12H) Alta Dose. A análise estatística foi realizada usando RevMan 5.4.1. A heterogeneidade foi avaliada com estatística I2.

Resultados: Identificamos 3 RCTs com um total de 528 pacientes incluídos. Houve diferença para os resultados individuais de Pico de VEF1 no dia 1 (Diferença Média (MD) 97.15 ml; 95% IC [59.65, 134.66]; p < 0.00001; I2=0%) e média de VEF1 ASC (0-12H) (Media de Desvio Padrāo (SMD) 0.24; 95% IC [0.03, 0.45]; p = 0.03; I2=0%) foram estaticamente elevados em pacientes tratados com ENS+TIO em comparação com Placebo (PBO) + Tiotrópio. Em relação ao pico de VEF1 no dia 1 o subgrupo Dose Alta observou-se resultado clinicamente significativo (SD 106.10 ml; 95% IC [38.43, 173.78]; p= 0.002; I2=27%). Além disso, analisamos quaisquer eventos adversos graves emergentes do tratamento e qualquer Efeito Adverso, em que nāo houve diferença significativa para o número destes eventos, comparando ENS+TIO à terapia convencional com Tiotrópio.

Conclusão: Os resultados desta meta-análise sugerem que o uso de ENS+TIO promove broncodilatação adicional significativa em pacientes com DPOC e apresenta bom perfil de segurança. Esses achados indicam que ENS+TIO podem ser considerados no tratamento de pacientes com DPOC.

Palavras-chave: Ensifentrina 1; Meta-análise 2; Tratamento 3; DPOC 4.

 

Biografia do Autor

Santos, B.E , UFSC

 

 

Fernanda de Oliveira Ramos

 

 

Julia Hafermann Romão

 

 

Geraldo Lucas Lopes Costa

 

 

Guido Tasca Petroski

 

 

Pedro Henrique Siedschlag Schmidt:

 

 

Mariangela Pimentel Pincelli

 

 

Downloads

Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

Artigos de revisão