A necessidade de um referencial de recomendações de comportamento nas mídias sociais para médicos e estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v10i2.7093Resumo
Introdução: Na última década, as redes sociais consolidaram-se amplamente como plataforma de divulgação de conteúdos, o que pode ser justificado por sua capacidade de alcance e facilidade de acesso. Nesse sentido, o relacionamento humano tem mudado expressivamente, gerando, também, impactos na área médica. Associações médicas, hospitais e faculdades de medicina, ao observar essa problemática, tomaram a iniciativa de elaborar referenciais de recomendação de conduta online para seus membros a fim de evitar repercussões negativas para a profissão e fomentar o bom uso das redes. Objetivo: Discorrer sobre a necessidade de elaboração de um referencial de comportamento nas mídias sociais para médicos e estudantes de medicina e apontar e analisar os tópicos mais frequentes baseados em instituições, universidades e hospitais de referência. Métodos: Estudo descritivo transversal elaborado por meio do levantamento e da análise de recomendações de conduta para médicos e estudantes de medicina nas redes sociais produzidos por universidades, hospitais e associações médicas pelo Brasil e pelo mundo mediante o acesso aos websites de cada instituição. Resultados: Foram selecionados e analisados 17 documentos, sendo 6 brasileiros e 11 internacionais. As orientações mais frequentes abordam o sigilo médico, a publicidade médica, a manutenção da imagem e o comportamento profissional e pessoal nas redes. Conclusão: É pertinente para hospitais e faculdades de medicina a formulação de manuais de conduta nas redes sociais para seus profissionais e estudantes, a fim de promover o exercício ético da profissão na esfera pública, evitando constrangimentos e prejuízos à imagem da medicina.
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