Síndrome da Artéria Mesentérica Superior: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v9i1.6154Resumo
Introdução. A Síndrome da Artéria Mesentérica Superior (SAMS) ou síndrome de Wilkie é uma condição rara oriunda da obstrução parcial ou completa da terceira porção do duodeno pela artéria mesentérica superior anteriormente e pela aorta e coluna vertebral posteriormente. Em relação à fisiopatologia observa-se a diminuição do ângulo aortomesentérico de 6-25 graus (valor normal: 38-56 graus) bem como a diminuição da distância entre estas estruturas até 2-8 mm (valor normal: 10-20mm). Relato do Caso. Feminina, 21 anos, queixa-se de dor abdominal crônica associada a náuseas, vômitos, distensão abdominal e perda ponderal. Raio X contrastado evidencia dilatação da primeira e segunda porção duodenal. Na angiotomografia computadorizada a distância aorto-mesentérica era de 7 mm. Foi submetida a duodenojejunoanastomose latero-lateral. Discussão e Conclusões: A síndrome da artéria mesentérica superior é uma entidade rara, com apresentação clínica semelhante à várias outras patologias do aparelho digestivo. Deve-se suspeitar desta síndrome nos pacientes com dor abdominal crônica e sintomas de obstrução digestiva alta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Sandy Mada, Giancarlo Jerônimo Sartor Tumelero, Caroline Becker Giacomazzi, Jaqueline Cavalcanti de Albuquerque Ratier
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).