COVID-19 NA CIDADE DE JOINVILLE, SC
UMA ANÁLISE DOS INDICADORES DA DOENÇA NO ANO DE 2021
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v9i1.6100Resumo
Introdução: A cidade de Joinville, em Santa Catarina (SC), teve o primeiro caso de COVID-19 no dia 13 de março de 2020 e o primeiro óbito no dia 30 de março de 2020. A análise dos indicadores de saúde da doença é importante para compreender o comportamento do SARS-CoV-2 em Joinville, a terceira cidade mais populosa da Região Sul do Brasil. Objetivo: Analisar os indicadores de saúde relacionados à COVID-19 na cidade de Joinville durante o ano de 2021. Métodos: Estudo ecológico realizado na cidade de Joinville, SC. Analisou-se o número de novos casos, óbitos, taxa de incidência e taxa de mortalidade segundo as variáveis sexo e faixa etária. Os dados foram obtidos do Painel COVID-19 Joinville, Painel de casos COVID-19 SC e DataSUS. Resultados: Foram registrados 75.811 novos casos e 1.573 óbitos no período, sendo março o mês com os maiores registros. Mulheres apresentaram maiores taxas de incidência da doença em todos os meses analisados, enquanto homens apresentaram maiores taxas de mortalidade. Na faixa etária entre 20 e 59, observou-se maior frequência de casos, enquanto a faixa etária acima de 60 anos registrou maior frequência de óbitos. Conclusão: Foram observadas disparidades nos indicadores da doença na cidade de Joinville, segundo sexo e faixa etária.Palavras-chaves: COVID-19; Infecções por Coronavírus; Epidemiologia; Pandemia; Indicadores de Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sueme Cristine Laurentino, Yuri Varella, Eduarda Isabel Hübbe Pacheco, Júlia Oro Popp, Ricardo Gonçalves Marques Junior, Yanka Dalmolin Salton, Danúbia Hillesheim
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).