Guias sobre crises não epilépticas psicogênicas para pacientes e médicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i1.5238

Palavras-chave:

Crises não epilépticas, Transtorno conversivo, Epilepsia, Estresse psicológico, Psicoterapia

Resumo

As crises não epilépticas psicogênicas (CNEP) são classificadas como um transtorno conversivo e possuem uma etiologia psicogênica. Apesar de haver diferenças semiológicas claras entre as CNEPs e as crises epilépticas, ambas as condições são frequentemente confundidas e, geralmente, são inicialmente tratadas como epilepsia até que o diagnóstico seja corrigido. Ademais, há a possibilidade de um indivíduo apresentar ambas as condições. Desse modo, o diagnóstico errôneo é um fator de deterioro prognóstico dos indivíduos acometidos somente por CNEP em consequência do tratamento inadequado da condição, o que pode perdurar por anos. Assim, deve-se preconizar a difusão do conhecimento e a conscientização sobre o que são CNEPs, sua prevalência e sua importância, a fim de que haja um menor intervalo de tempo entre o início dos sintomas e seu diagnóstico, melhorando, por conseguinte, a qualidade de vida do paciente. Assim, é objetivo deste trabalho a criação de dois infográficos: um destinado à população geral e o outro, aos médicos, com a finalidade de fornecer informações e de conscientizar a população sobre os principais tópicos acerca das CNEPs, visando alcançar os objetivos supracitados.

Biografia do Autor

  • André Enoch Knochenhauer, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmico da 11a fase da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Giullia Victória Froehner, Universidade Federal de Santa Catarina
    Acadêmica da 11a fase da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Mariana dos Santos Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina
    Neurologista, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Marcelo Liborio Schwarzbold, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professor Associado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Adriana Boschi Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina
    Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Katia Lin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-02-27

Edição

Seção

Infográfico