Guias sobre crises não epilépticas psicogênicas para pacientes e médicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i1.5238

Palavras-chave:

Crises não epilépticas, Transtorno conversivo, Epilepsia, Estresse psicológico, Psicoterapia

Resumo

As crises não epilépticas psicogênicas (CNEP) são classificadas como um transtorno conversivo e possuem uma etiologia psicogênica. Apesar de haver diferenças semiológicas claras entre as CNEPs e as crises epilépticas, ambas as condições são frequentemente confundidas e, geralmente, são inicialmente tratadas como epilepsia até que o diagnóstico seja corrigido. Ademais, há a possibilidade de um indivíduo apresentar ambas as condições. Desse modo, o diagnóstico errôneo é um fator de deterioro prognóstico dos indivíduos acometidos somente por CNEP em consequência do tratamento inadequado da condição, o que pode perdurar por anos. Assim, deve-se preconizar a difusão do conhecimento e a conscientização sobre o que são CNEPs, sua prevalência e sua importância, a fim de que haja um menor intervalo de tempo entre o início dos sintomas e seu diagnóstico, melhorando, por conseguinte, a qualidade de vida do paciente. Assim, é objetivo deste trabalho a criação de dois infográficos: um destinado à população geral e o outro, aos médicos, com a finalidade de fornecer informações e de conscientizar a população sobre os principais tópicos acerca das CNEPs, visando alcançar os objetivos supracitados.

Biografia do Autor

André Enoch Knochenhauer, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico da 11a fase da Universidade Federal de Santa Catarina.

Giullia Victória Froehner, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da 11a fase da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariana dos Santos Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Neurologista, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcelo Liborio Schwarzbold, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriana Boschi Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.

Katia Lin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-02-27

Edição

Seção

Infográfico