Transtorno do Espectro Autista em Meninas: Características Clínicas e Dificuldades Diagnósticas
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i2.5199Palavras-chave:
Autismo, sexo, diagnósticoResumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição clínica reconhecidamente heterogênea, com diversas apresentações clínicas e diferentes níveis de gravidade. Ao longo das últimas décadas, ainda, observou-se um aumento exponencial no número de casos, sendo atualmente considerado um dos transtornos neurocomportamentais mais comuns a afetar a faixa etária pediátrica. Interessantemente, desde as primeiras descrições, o TEA sempre foi considerado uma condição predominantemente masculina, sendo que a diferença no número de casos masculinos em relação aos casos femininos se manteve estável ao longo dos anos. Esta revisão narrativa propõe-se a explorar os aspectos neurobiológicos e clínicos relacionados a essa diferença, avaliando a existência de um fenótipo feminino do autismo e suas implicações em relação ao diagnóstico.
Esta revisão narrativa propõe-se a explorar os aspectos neurobiológicos e clínicos relacionados a essa diferença, avaliando a existência de um fenótipo feminino do autismo e suas implicações em relação ao diagnóstico
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