Morte Súbita em Epilepsia - O que é preciso saber?
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v4i12.3308Palavras-chave:
Epilepsia, SUDEP, Morte Prematura, Convulsão, Crise epilépticaResumo
Introdução: A Morte Súbita Inesperada na Epilepsia - Sudden Unexpected Death in Epilepsy (SUDEP) - define-se como morte em pacientes com epilepsia (PCE), associada ou não a convulsão, de forma súbita, inesperada, presenciada ou não, excluindo-se causas traumáticas, afogamento e estado de mal epiléptico, onde a necropsia não revele origem toxicológica ou anatômica do óbito.Objetivo: Apresentar uma revisão narrativa, não-sistemática, das informações mais importantes e recentes sobre SUDEP, destacando definição, fatores de risco, diagnóstico e medidas preventivas com o intuito de auxiliar médicos na orientação e identificação desses pacientes em risco.
Metodologia: Foi realizada extensa revisão em bases de dados eletrônicos com pesquisa em Cochrane, PubMed/Medline, BMJ e Scielo, tendo como critério de inclusão artigos de grande relevância, publicados em português ou inglês.
Resultados/Discussão: A SUDEP pode afetar indivíduos de todas as idades, sendo mais prevalente em adultos jovens (20-45 anos). A presença e severidade de crises tônico-clônico generalizadas (CTCGs) são os fatores de risco mais relevantes. Sua fisiopatologia envolve modificações autonômicas progressivas com deterioração do sistema cardiorrespiratório. A medida preventiva mais incentivada é o adequado controle das crises epilépticas.
Conclusão: Muitos PCE nunca ouviram falar na SUDEP, o que se deve, diversas vezes, ao receio ou dificuldade de médicos em mencioná-la aos indivíduos que não estão sob alto risco do evento. O médico tem papel fundamental na educação desses pacientes, para garantir a informação sobre a epilepsia e tentar minimizar os fatores de risco associados à SUDEP e, consequentemente, seus efeitos deletérios na vida desses indivíduos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigos de revisão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).