A respeito do artigo intitulado "Influência das fases da lua sobre os nascimentos. Mito ou verdade?"
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v4i2.2900Resumo
Prezado(a) Editor(a):A respeito do artigo intitulado "Influência das fases da lua sobre os nascimentos. Mito ou verdade?", de autoria de Torres e Souto (Bol Curso Med UFSC 2018;1:5-8), venho trazer os seguintes comentários:
1. O tempo de estudo foi muito curto. Um estudo de 25 a 50 anos seria mais concreto em mostrar que não existe relação. Sugiro essa duração de estudo já que é o tempo que, em média, se muda uma geração e, nas palavras de um dos maiores epidemiologistas, Richard Doll, “nada biológico é constante”, isto é, poderia ter acontecido algo no ano específico avaliado que atrapalhasse o estudo realizado. Outra possibilidade, para evitar um tempo tão longo de acompanhamento, seria comparar um ano com outro como, por exemplo, comparar o ano de 2018 com o de 2017. Idealmente, o tamanho da amostra (que neste estudo corresponde ao número de dias analisados) poderia ser calculado para a segurança estatística desejada 1.
2. Consideraria a troca no título da palavra "influência" por "relação", já que mesmo o achado eventual de uma relação entre as fases da lua e os nascimentos não implicaria necessariamente em causalidade ou “influência” direta da lua sobre os nascimentos. Bradford Hill descreveu em 1965 nove critérios para definir uma associação de causalidade e eles não estariam presentes nesse caso2 , porém o achado de uma relação seria uma conclusão válida, como as autoras bem explicaram na introdução.
Por fim, gostaria de agradecer a oportunidade e saudar as autoras do trabalho em questão, parabéns.
Respeitosamente,
Matheus Fritzen (acadêmico do curso de Medicina da UFSC)
Referências
Miot HA. Tamanho da amostra em estudos clínicos e experimentais. J Vasc Bras 2011;10:275-278.
Hill AB. The Environment and Disease: Association or Causation? Proc R Soc Med 1965;58:295-300. Disponível em: [https://www.edwardtufte.com/tufte/hill]
Downloads
Publicado
2018-05-30
Edição
Seção
Cartas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).