A imagem da coordenadoria do curso de medicina

Autores

  • Fabricio Souza Neves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v3i7.2421

Resumo

“Quando se fala em "Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da UFSC", qual a primeira palavra que vêm à sua cabeça?

Esta pergunta foi respondida por 189 alunos do curso, em uma pesquisa realizada pelo Chefe de Expediente Lucas Campos, em disciplina do mestrado em Gestão do Conhecimento, na UFSC.

Também foram apontadas as características relacionadas à coordenação do curso: Eficiente, Resolutiva, Organizada, Prestativa, Ágil, Dedicada. Este conjunto de características definiu o principal arquétipo associado à Coordenação do Curso: o “Homem-Comum”. Os resultados servem como registro do perfil da atual Coordenação do Curso e também como aprendizado a todos que atuam e atuarão profissionalmente: mais do que o prédio, equipamentos e recursos financeiros, são as pessoas humanas os principais definidores do perfil de um serviço. E no nosso caso, a personalidade do serviço reflete a busca da Medicina pelo equilíbrio, chamado de “Homeostase”: o “Homem-Comum” é aquele que está funcionando como deveria, e por isso é pouco percebido – mas é o mais importante para as sociedades e para os organismos. É como o nosso coração pulsando regularmente, sem que sequer percebamos sua existência. Mas sem ele, estaríamos doentes ou mortos. Como as pessoas “comuns” merecem nossa gratidão!

Biografia do Autor

Fabricio Souza Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009) na área de processos inflamatórios e alérgicos. Fez Residência em Clínica Médica no Hospital Governador Celso Ramos da Secretaria de Estado da Saúde/SC (2004) e em Reumatologia no Hospital das Clínicas da USP (2006), com título de especialista da Sociedade Brasileira de Reumatologia (2006). Desde 2011 é professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da UFSC, onde é responsável pelo conteúdo de Reumatologia para o curso de graduação em Medicina, e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC. Foi chefe do Departamento de Clínica Médica entre 2013 e 2014, coordenador do Curso de Graduação em Medicina da UFSC entre 2015 e 2016, e é vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde desde 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Notícias da capa