A imagem da coordenadoria do curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v3i7.2421Resumo
“Quando se fala em "Coordenação do Curso de Graduação em Medicina da UFSC", qual a primeira palavra que vêm à sua cabeça?”
Esta pergunta foi respondida por 189 alunos do curso, em uma pesquisa realizada pelo Chefe de Expediente Lucas Campos, em disciplina do mestrado em Gestão do Conhecimento, na UFSC.
Também foram apontadas as características relacionadas à coordenação do curso: Eficiente, Resolutiva, Organizada, Prestativa, Ágil, Dedicada. Este conjunto de características definiu o principal arquétipo associado à Coordenação do Curso: o “Homem-Comum”. Os resultados servem como registro do perfil da atual Coordenação do Curso e também como aprendizado a todos que atuam e atuarão profissionalmente: mais do que o prédio, equipamentos e recursos financeiros, são as pessoas humanas os principais definidores do perfil de um serviço. E no nosso caso, a personalidade do serviço reflete a busca da Medicina pelo equilíbrio, chamado de “Homeostase”: o “Homem-Comum” é aquele que está funcionando como deveria, e por isso é pouco percebido – mas é o mais importante para as sociedades e para os organismos. É como o nosso coração pulsando regularmente, sem que sequer percebamos sua existência. Mas sem ele, estaríamos doentes ou mortos. Como as pessoas “comuns” merecem nossa gratidão!
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).