Histórico do periódico

Jornada ECO de Pesquisas em Desenvolvimento foi organizada tendo como principal objetivo o de ser o espaço de encontro e compartilhamento de conhecimentos relacionados à pesquisa científica desenvolvida pelos discentes no âmbito da Linha Educação e Comunicação (ECO) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nela são apresentadas pesquisas não concluídas dos alunos de pós-graduação da linha ECO, abrindo-se a possibilidade de diálogo com o público presente sobre as temáticas e andamentos das pesquisas, compartilhando o que está se fazendo no âmbito do programa e trocando ideias e experiências com outros pesquisadores e interessados na área, além de mostrar ao público interessado – quem sabe um futuro aluno da linha – um pouco do trabalho da ECO.

O evento coloca-se também como mais um espaço de formação dos pesquisadores, estimulando-os a apresentarem suas pesquisas, falarem sobre elas, serem avaliados por seus pares e deles receberem contribuições, mesmo que pontuais.

A seleção dos trabalhos para apresentação oral de comunicação é feita por submissão de resumo expandido, avaliado às cegas por integrantes do Comitê Científico do evento ou pareceristas ad-hoc. As normas para envio das submissões, assim como datas e prazos específicos, podem ser consultadas no site do evento jornadaeco.ufsc.br.

A primeira edição da Jornada aconteceu em junho de 2018, apenas com alunos de mestrado, mas já com planos de ampliar-se a partir da segunda edição, que ocorrerá em 2019.