https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/issue/feed AMBIENTES EM MOVIMENTO 2023-12-29T23:43:45+00:00 Daniel Granada daniel.granada@ufsc.br Open Journal Systems <p>A revista tem como objetivo incentivar a divulgação de pesquisas interdisciplinares que coloquem em evidência as relações complexas entre ambiente e sociedade, pensando a multifatorialidade e ambiguidade que permeia os processos de desenvolvimento e suas consequências sócio-ambientais para as populações envolvidas.</p> https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/article/view/7206 Alicerces da República, Arquiteturas da Educação 2023-12-19T13:55:17+00:00 Ulisses Munarim ulisses.munarim@outlook.com Vanessa Maria Pereira zilma.isabel@ufsc.br <p><span style="font-weight: 400;">Estudo sobre Arquitetura e Educação, tendo como objeto de estudo o Grupo Escolar Vidal Ramos em Lages/SC. O prédio foi inaugurado em 1913, e marca um projeto educacional da primeira república no Brasil. A pesquisa fez parte do estudo histórico arquitetônico para projeto de restauração. A construção integra o Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Santa Catarina, desde 1984, e do município desde 1990. Para a pesquisa, além dos estudos arquitetônicos foram realizados pesquisa documental e consulta com fontes orais. O Grupo escolar, hoje um centro </span><span style="font-weight: 400;">cultural, é uma importante referência histórica, cultural e arquitetônica no Estado.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><br style="font-weight: 400;"><br style="font-weight: 400;"></span></p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Dr. Ulisses Munarim, Arq. Vanessa Maria Pereira https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/article/view/7205 Algumas categorias úteis para pensar a territorialidade da Serra Catarinense 2023-12-19T13:46:57+00:00 Geraldo A Locks zilma.isabel@ufsc.br <div class="page" title="Page 42"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>No desenvolvimento do Projeto Educação do Campo: novas práticas realizado com gestores, professores, organizações e movimentos sociais envolvidos com a educação do campo na serra catarinense a partir de 2009, surgiu entre outras demandas a necessidade de se elaborar material didático a ser utilizado nas escolas do campo. Dentre muitas temáticas apontadas, uma delas foi a "identidade sóciocultural". Ou seja, privilegiar no processo de ensino aprendizagem do campo o estudo em torno do modo como a população da serra catarinense ao longo de sua história tem construído o seu retrato ou seu jeito de produzir sua existência e seu modo de viver. Assim, a escola do campo estaria enfrentando o desafio de realizar uma educação contextualizada, ao mesmo tempo, construindo conhecimentos significativos relacionados com as características do local, do regional e do global, com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos com a educação do campo.</p> </div> <div class="column"> <p>Este texto se propõe a refletir sobre elementos que apontam para o retrato da serra catarinense constituindo-se em um material paradidático a ser utilizado pelos sujeitos que realizam a educação do campo — gestores, professores, alunos e a comunidade do entorno da escola. Para cumprir este objetivo o texto inicia com a apresentação de três ferramentas que podem ser úteis na realização deste trabalho: identidade, cultura e território. Depois reflete sobre quatro aspectos que, do ponto de vista antropológico, devem ser considerados quando se desenha a identidade sociocultural da população de uma região, colocando em cena a serra catarinense.</p> </div> </div> </div> </div> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Geraldo A Locks https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/article/view/7212 Apresentação 2023-12-21T13:37:40+00:00 E. Editores zilmaisabel@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Ano que se finda, 2023!&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">As marcações temporais, invenções humanas que organizam e medem espaços, sopros, temporalidades, nos fazem lembrar que a vida humana singular é um breve luzir no ecossistema do universo. Vidas cíclicas, vidas lineares, vidas que se iniciam e que se findam. Um ano de recomeços, de reconstrução de espaços democráticos, de conhecer e sempre lembrar da história, seja ela recente ou não, que nos permite construir o que somos e as preparações e projeções para o futuro.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Esse número da Revista Ambientes em Movimento&nbsp; foi organizado revisitando as memórias. Memórias coletivas de espaços educacionais, memórias de pessoas que têm em comum as reflexões sobre educação e o fazer humano no processo de emancipação e autonomia. Educação como ponto de inflexão nas configurações da modernidade.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O artigo "Alicerces da república, arquiteturas da educação: o grupo escolar da primeira república em Lages/SC", é um olhar para as práticas educacionais na primeira república, inscritas na arquitetura dos grupos escolares. Marco de um projeto educacional que forma as bases da educação atual.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O Artigo "Algumas categorias úteis para pensar a territorialidade da serra catarinense", é um texto importante para compreensão da cultura e identidade da serra catarinense. A publicação deste artigo é também uma homenagem ao autor, Geraldo A. Locks (1953-2022), que desde o início desse projeto, de construir uma revista a partir da periferia acadêmica, nos apoiou, pois sob sua ótica todos os espaços devem ser construídos e ocupados na perspectiva de luta pela democracia, seja ela política, econômica ou do conhecimento. Ele fez parte do primeiro conselho editorial da revista. Esse artigo foi escrito originalmente para uma Cartilha de Educação do Campo (edição impressa e tiragem limitada), e com a autorização da família e do Centro Vianei estamos publicando a mesma, na perspectiva de aumentar as redes e conexões de saberes e fazeres.&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E como relato de experiência, trazemos uma reflexão sobre a vida e o trabalho do educador, "quem ama nunca morre, apenas partem antes de nós" . É a reflexão sobre a singularidade da vida com as nuances sobre o que nos faz a cada dia acordar e lutar por um futuro e uma sociedade mais justa, solidária!</span></p> <p>&nbsp;</p> <p><span style="font-weight: 400;">Boa leitura</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Boas festas e Feliz 2024</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Continuamos na luta pela socialização dos saberes e da ciência! </span></p> <p><br style="font-weight: 400;"><br style="font-weight: 400;"></p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 E. Editores https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/am/article/view/7204 Quem ama nunca morre, apenas partem antes de nós 2023-12-19T13:34:41+00:00 Irdes Lucia Guadagnin zilma.isabel@ufsc.br <p>Relato de experiência e memórias sobre o educador Geraldo A. Locks. Texto escrito em homenagem a vida e aos ensinamentos do Professor.</p> 2023-12-29T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Irmã Irdes Guadagnin