Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Virtual Brazilian Anthropology?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como a razão de ser da Vibrant é de disseminar a antropologia feita no Brasil, só podemos aceitar trabalhos produzidos por antropólogos atuantes em instituições brasileiras.

VIBRANT aceita os seguintes tipos de contribuições:

Artigos inéditos, em inglês, francês ou castelhano;
Traduções para o inglês, Frances ou espanhol de artigos clássicos da antropologia brasileira (Para a relação dos(as) tradutores(oras) credenciados pela Vibrant vejam “Editorial Team”);
Apresentações em power-point;
Vídeos;
Textos podem ser submetidos em português. Em caso de aprovação, o autor se responsabilizará por sua tradução em inglês, francês ou espanhol. Sugerimos aos autores buscarem financiamento para a tradução junto a suas instituições de origem, especialmente os pós-graduações. Vibrant eventualmente disponibiliza alguma ajuda financeira, os autores serão informados se e quando estes fundos estão disponíveis;
Resenhas de livros são encomendadas pela Editora de Resenhas (veja Editorial Team)
A pertinência para publicação será avaliada pela Conselho Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas anônimos ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). Estes não terão acesso à autoria dos textos examinados.

As contribuições devem ser enviadas por e-mail para o editor de VIBRANT (vibrant.aba@gmail.com) em Word. Artigos submetidos a dossiês devem também ser encaminhados para os editores do dossiê em questão. Os seus emails serão indicados nas respectivas chamadas. Os artigos devem ser digitados em Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 e estarem acompanhados por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras em inglês. As notas devem vir no rodapé não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato:
sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (Wagley 1977: 160-162).

Os(as) autores(as) devem colocar na linha abaixo dos seus nomes, a sua filiação acadêmica: universidade, faculdade e departamento, nessa ordem. Os nomes das instituições e programas deverão ser apresentados por extenso e na língua do artigo. Os(as) autores(as) devem incluir resumos em português e na língua do artigo, bem como entre quatro e seis palavras-chave que apontem os aspectos mais relevantes do texto submetido. Os textos serão revisados pelos comitê editorial e posteriormente submetidos à aprovação dos autores. O nome do(a) tradutor(a) (se houver) deve ser colocado no final do artigo, antes da bibliografia. O endereço de correspondência do autor deve ser apresentado separadamente, no final do artigo.

Os artigos bibliográficos e resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, sendo indicado o número de páginas de cada uma. As resenhas não devem receber título nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

Videos devem ser submetidos em forma de DVD ou através de uma hospedeira da internet. Debaixo do nome do autor ou da autora deve seguir apenas a sua afiliação acadêmica.

O envio de um texto ou vídeo ou apresentação em Power Point implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista. Os autores são inteiramente responsáveis pelas informações e opiniões expressas nos seus textos.

A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir ao final do texto, e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula):

Livro
GLUCKMAN, Max. 1955.The Judicial Process Among the Barotse of Northern Rhodesia. Manchester: Manchester University Press.

Coletânea
WAGLEY, Charles. 1951. Races et classes dans le Brésil rural. Paris: UNESCO.

Capítulo de Livro
FERNANDES, Florestan. 1976. “Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá”. In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

Artigo em Periódico
FOSTER, George M. 1972. “The Anatomy of Envy: A Study in Symbolic Behavior”. Current Anthropology, 13(2): 165-169.

Tese Acadêmica
MASSART, Guy. 2002. Communication et postmodernité : Approche ethnographique de la pragmatique des identités en Afrique Lusophone (Iles du Cap-Ver.t et Mozambique). Thèse de Doutorat, École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines – Lyon

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.
 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources.

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.