A LITERATURA NOS EXAMES SELETIVOS A PARTIR DA LEI 11.645/8 E A SEGREGAÇÃO RACIAL NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Lei 11.645/8, Literatura, Vestibular, ENEM

Resumo

Este artigo pretende discutir como a literatura tem sido abordada em exames seletivos de ingresso universitário a partir da lei 11.645/8, com intuito de verificar se a problematização crítica dos mecanismos simbólicos de segregação racial de nossa formação histórica ocorre. Para isso, foram consideradas questões presentes no ENEM e nos vestibulares da UFBA, UFSC, UNICAMP e USP  entre os anos de 2009 a 2018. O corpus de questões foi feito a partir de um critério: haver referência direta a uma obra literária que apresentasse como eixo central temáticas ou personagens (protagonistas ou narradores) pertencentes aos grupos étnico-raciais contemplados pela lei, afrodescendentes e indígenas. A partir disso, categorizamos as questões em três grupos: QA (Questões Alheias); QC (Questões de Crítica) e QP (Questões de Perpetuação). A partir da análise dos resultados, percebemos que o vestibular ainda tem um largo caminho para percorrer, mas a temática já é considerada, tanto na escolha de excertos e obras, quanto nos modos de leitura destes.

Biografia do Autor

Celdon Fritzen, UFSC

 Professor do DLLV/UFSC, na área de Literatura Portuguesa e credenciado junto ao PROFLETRAS.


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Publicado

2021-12-16