BLINDAID MARKET: PROPOSTA DE APLICATIVO QUE AUXILIA NAS COMPRAS DE PESSOAS CEGAS, DEFICIENTES VISUAIS E ANALFABETAS

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Deficiência Visual, Aplicativo.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir do interesse das pesquisadoras em solucionar um dos problemas relatados pelas pessoas com deficiência visual da Associação de Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI). Em conversa com os associados, foi relatado que a maior dificuldade encontrada pelas pessoas cegas se dá quanto à locomoção e atendimento em locais públicos, sobretudo na realização de compras em supermercados e afins. Isso porque os leitores para consulta de preços não possuem uma adaptação com áudio, apresentando o preço e descrição apenas na minúscula tela do aparelho, com uma qualidade muito baixa, dificultando o acesso ao produto, além de impedir a autonomia dessas pessoas nas suas compras. Dessa maneira, este estudo possui como objetivos: a) Desenvolver um aplicativo de smartphone que permita o acesso à descrição do produto, bem como o preço, de uma forma acessível aos deficientes visuais; b) Possibilitar a geração de etiquetas com QR-code para que as empresas possam tornar-se acessíveis a esse público. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizada a plataforma Kodular que permite o desenvolvimento e criação de aplicativos Android utilizando blocos lógicos de programação. Com isso, as pesquisadoras desenvolveram o aplicativo BlindAid Market que auxilia pessoas com baixa visão, deficientes visuais e analfabetos a fazerem suas compras. Na interface para empresas o aplicativo gera etiquetas com QR-code com as principais informações do produto, como preço e a descrição completa. Na interface dos usuários, apresenta um leitor de QR-code que lê as informações por meio de uma voz eletrônica. Ainda não foi possível realizar o teste do aplicativo em empresas (por conta da pandemia de COVID-19), mas acredita-se que o mesmo trará inúmeros benefícios às empresas e usuários, podendo proporcionar certa independência para pessoas com algum tipo de deficiência visual, além de pessoas não alfabetizadas ou com dificuldade de leitura.

Biografia do Autor

Izamara Cristina Brito de Oliveira Cardoso, Escola Estadual do Parque São Jorge

Estudante do 2° ano do ensino médio na Escola Estadual do Parque São Jorge, Uberlândia-MG. Pesquisadora Júnior pelo Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM).

Ana Júlia Dueti Martins Vila, Escola Estadual Joaquim Saraiva

Estudante do 2° ano do ensino médio na Escola Estadual Joaquim Saraiva, Uberlândia-MG. Pesquisadora Júnior pelo Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM).

Jeferson Junio Batista Silva, Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Coordenador e orientador do Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM), professor de matemática da Escola Municipal do Bairro Shopping Park e da Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa. 

Juliana Silva de Melo, Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM)

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFU). Orientadora do Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM)

Referências

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA