ENTRE A ESPERANÇA E AS CONDIÇÕES MATERIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO E PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Inglês, Pedagogia Crítica.

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe um enorme impacto em diversos âmbitos. Um deles foi a necessidade de estabelecer políticas de distanciamento social e, por conseguinte, grande parte das atividades começaram a ser realizadas de modo virtual. Uma dessas atividades foi o ensino que, em muitos locais, passou a ser realizado de modo remoto. Docentes e aspirantes à docência se viram diante da necessidade de lidar com uma realidade para a qual ainda não haviam sido preparados/as teórica e/ou experencialmente. Esse texto objetiva relatar e refletir sobre a experiência de um estágio supervisionado em língua inglesa dentro do referido contexto. O estágio ocorreu durante o segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021 com uma turma do 1º ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A atuação pedagógica foi baseada em pressupostos da Pedagogia Crítica (FREIRE, 1987; FREIRE, 1996; HOOKS, 1994; GIROUX, 2011), da abordagem baseada em projetos (JORDÃO, 2014) e do letramento midiático crítico (NA e KIM, 2003). Partindo dessa experiência, esse texto terá como fio condutor duas perguntas: É possível realizar um estágio em inglês durante a pandemia de forma remota da perspectiva da Pedagogia Crítica? Como manter a esperança em meio ao desespero e dificuldades presentes nesse contexto? Essas questões são abordadas através da intersecção entre a compreensão das condições materiais (MARX, 2011; MARCUSE, 1970) e a esperança como imperativo existencial (FREIRE, 1997).

Biografia do Autor

Scharlene Clasen, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021) e Bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina (2013). Atualmente é técnica universitária de suporte da Universidade do Estado de Santa Catarina atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação e Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês.

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel e Licenciada em Letras/Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com estágio doutoral pela University of Hawaii - Manoa, como bolsista Capes/Fulbright (2016/2017). É Professora Adjunta A2 lotada no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Linguística Aplicada Crítica, Pedagogia Crítica, Letramento Crítico, Abordagem Baseada em Tarefas, e Formação de Professores. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa.

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Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA