EXPLORAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS MEDIANTE O USO DE JOGOS: UMA PROPOSTA DURANTE A PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Tendências Matemáticas. Licenciatura em Matemática. Aulas não-tradicionais. História da Matemática.

Resumo

O presente relato trata da aplicação de sete aulas presenciais, além de duas semanas de forma remota, sendo um projeto com aulas não-tradicionais para o ensino dos números inteiros com alunos do sétimo ano da Escola Municipal Professor Avelino Marcante, na cidade de Joinville/SC, aplicado por três licenciandos em Matemática. Este é um projeto desenvolvido em uma disciplina da Universidade do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo inserir o licenciando em uma sala de aula, aplicando projetos não-tradicionais, permitindo vivenciar situações que serão comuns em sua futura profissão. Durante a aplicação, utilizamos a história da Matemática, contextualização, dinâmica corporal e aplicação de um jogo competitivo. Em um momento inicial o projeto não estava ocorrendo com o planejado, pois a turma não estava engajada, dessa maneira os sentimentos eram de frustração, nervosismo e insegurança, entretanto foi possível engajar a turma por meio do jogo, e finalizar o projeto com a sensação de dever cumprido e as experiências de lecionar em uma sala de aula real durante uma situação atípica - pandemia e decretos para conter a COVID-19. Ao final do projeto foi realizado um produto final com os alunos e um feedback como forma de avaliar os professores durante as aulas.

Biografia do Autor

Alex Manoel Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Estudante de Licenciatura em Matemática

Referências

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES