CONTEÚDOS DE QUÍMICA NOS PROGRAMAS DE ENSINO DO COLÉGIO DE PEDRO II (1850 – 1890)

Autores

Palavras-chave:

programas de ensino, história da disciplina de Química, conteúdo de Química,

Resumo

Objetiva listar e analisar os conteúdos de Química inseridos nos Programas de Ensino do Colégio de Pedro II, compilados por Vechia e Lorenz (1998). O procedimento analítico foi realizado por meio de análise de conteúdo de sete Programas de Ensino (1850, 1856, 1858, 1862, 1877, 1878 e 1882), período marcado por Reformas Educacionais que alteraram conteúdos e reorganizaram o arranjo das disciplinas escolares. Para cada programa os conteúdos de Química eram ensinados em um nível/ano diferente com um número de itens de conteúdo que variava. Os conteúdos eram atualizados e direcionados ao ensino basilar e introdutório da Química, com destaque para os conteúdos da Química Inorgânica (sais, ácidos e metais). Os livros, quando utilizados, eram de origem europeia, condição que se modifica apenas em 1882. Os resultados apontam que a disciplina de Química no Colégio de Pedro II sofreu importantes modificações que contribuíram para sua institucionalização no ensino secundário brasileiro.

Biografia do Autor

Renato da Silva Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Orientação Educacional pela Uniasselvi. Licenciado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciando em Pedagogia pela Uniasselvi.

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS