FRANCÊS E MATEMÁTICA JUNTOS EM AULA: ABORDAGENS NO ENSINO REMOTO DO CAP-UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino remoto, Práticas docentes compartilhadas, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar abordagens de professores a partir de uma experiência no 6° ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) inserida em um contexto de ensino remoto e que envolveu os setores curriculares de francês e matemática. Nesse sentido, este trabalho é desenvolvido por docentes que investigam, criticam e teorizam a sua própria prática, optando por fazê-lo a partir de um relato de experiência. Portanto, considera-se o contexto de pandemia do novo coronavírus e abordam-se  a interdisciplinaridade entre francês e matemática e as práticas docentes compartilhadas pelos autores como principal eixo de discussão, a partir do ponto de vista de trabalhos de referência neste assunto . Como conclusões, mostram-se outras possibilidades, além da convencional, de se conceber o espaço-tempo da aula, promovendo articulações entre suas disciplinas e com mais de um professor lecionando. Dessa forma, entende-se que a experiência examinada tensiona as concepções hegemônicas não só da sala de aula, como também dos próprios objetivos formativos da escola, considerando uma formação integral do estudante enquanto cidadão crítico e potencial transformador da realidade social.

Biografia do Autor

Miriam de Andrade Levy, CAp UFRJ

Professora do setor curricular de francês do colégio de aplicação da UFRJ.

Fernanda Pacobahyba

Professora substituta CAp UFRJ, especialista em docência do ensino superior (Unyleya); mestranda em Linguistica (Uerj)

Referências

FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. — (Coleção Práxis)

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas – A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GIRALDO, Victor; MENEZES, Fabio; MANO, Vinicius; QUINTANEIRO, Wellerson; RANGEL, Letícia; MELO, Lucas; MATOS, Diego; DIAS, Ulisses; MOUSTAPHA, Bruna; COSTA NETO, Cleber Dias. Práticas Docentes Compartilhadas: Integrando Saberes Emergentes da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. In: CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade (org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. 1. ed. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018a.

MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. In: MORAN, José. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES