O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA ATRAVÉS DE NARRATIVAS INDÍGENAS: REFLEXÕES A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E DA DECOLONIALIDADE

Autores

  • Marjorie Edyanez dos Santos Göttert Rede Básica e pública de Ensino do estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sandor Fernando Bringmann Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de História Indígena, Interculturalidade, Narrativas Indígenas

Resumo

O presente ensaio apresenta algumas reflexões e problematizações acerca do ensino de história indígena no Brasil após a promulgação da Lei nº 11645/08 e das novas correntes de pensamento, como a interculturalidade crítica e a decolonialidade. O objetivo é contribuir para a construção de um ensino de história crítico e abrangente, que valoriza a interculturalidade crítica e as epistemologias indígenas, a partir dos usos das suas narrativas em sala de aula. São fontes importantes para esta análise, autores como Quijano, 1992; Walsh, 2007; Bittencourt, 2013; Luciano, 2006, 2012, 2017; Kayapó, 2019; Munduruku, 2012. A partir das análises destes e de outros autores, busca-se reforçar a necessidade de, nos espaços de ensino, utilizar-se de narrativas que recontam a história do Brasil a partir dos povos indígenas e das histórias locais, refletindo criticamente sobre o mundo em que vivemos e sobre a sociedade que construímos.

Biografia do Autor

Marjorie Edyanez dos Santos Göttert, Rede Básica e pública de Ensino do estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora da rede básica de ensino do Estado de Santa Catarina, na regional de Laguna, atualmente na EEB Saul Ulyssea, e mestranda do ProfHistória na UFSC.

Sandor Fernando Bringmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSC e do ProfHistória da UFSC

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Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS