GESTÃO PARTICIPATIVA EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Carla Ruas Lucas Escola Municipal de Educação Infantil Renascença
  • Cleverson Ramom Carvalho Silva Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu

Palavras-chave:

gestão democrática, gestão escolar, participação cidadã.

Resumo

Resumo: A escola, enquanto política pública possui protagonismo na promoção da cidadania e no fortalecimento dos princípios democráticos. Dentre as várias formas de participação popular nas decisões de interesse coletivo, a gestão participativa se destaca como um importante instrumento de fortalecimento e garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade. A partir do estudo de caso da Escola Municipal Renascença, localizada em Belo Horizonte – MG pretende-se discutir sobre a importância de uma gestão democrática na área educacional.  Como objetivo geral elenca-se: analisar a participação de pais e responsáveis dos alunos na construção de uma gestão participativa. Para o embasamento teórico da discussão os seguintes temas foram abordados: gestão democrática, gestão escolar e participação cidadã, bem como o embasamento legal pertinente à gestão democrática e mecanismos formais de participação. Os dados foram coletados por meio de aplicação de um questionário para os pais/responsáveis pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Renascença, primeira escola de educação infantil de Belo Horizonte - MG. Diante do exposto, intenciona-se ampliar o debate sobre a possibilidade de adoção e/ou adaptação de ações estratégicas que fomentem a participação cidadã na gestão escolar, com vistas à melhora do desempenho dos alunos e aprimoramento da qualidade do serviço prestado.

Biografia do Autor

Carla Ruas Lucas, Escola Municipal de Educação Infantil Renascença

Carla Ruas Lucas. Gestora administrativo e financeiro da Escola Municipal de Educação Infantil Renascença. Bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Gestão pública pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Cleverson Ramom Carvalho Silva, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu

Professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), campus Manhuaçu. Doutorando em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Bacharel em Economia e Administração. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia). Tem interesse nos seguintes temas: Economia Política, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana.

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Publicado

2021-12-16