PROJETOS DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC

Autores

Palavras-chave:

Projeto de extensão, jogos e brinquedos, clube de xadrez

Resumo

Os projetos de extensão Brincantes – oficinas de jogos e brinquedos, Clube de Xadrez – uma proposta brincante e Chuá – Esporte no CA foram construídos e/ou inseridos no contexto da disciplina de Educação Física do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 2016 e 2019, como espaços que possibilitaram ampliar o trato sobre os conhecimentos vinculados àquela disciplina, ao mesmo tempo em que oportunizaram desenvolver capacidades e potencialidades humanas vinculadas às relações sociais, como aprendizagem, troca de conhecimentos, diálogo/comunicação, cooperação, reflexão, autonomia, criatividade, alegria e cuidado. Apresenta-se cada um dos projetos, abarcando aspectos como origem, desenvolvimento, ações promovidas, participação em jogos escolares, entre outros.

Biografia do Autor

Paula Pereira Rotelli, Colégio de Aplicação / Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC)

Educação Física - CA/UFSC

Mara Cristina Schneider, Colégio de Aplicação / Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC)

Educação Física - CA/UFSC

Gláucia Schramm Schenkel, Colégio de Aplicação / Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC)

Educação Física - CA/UFSC

Victor Julierme Santos da Conceição, Colégio de Aplicação / Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC)

Educação Física - CA/UFSC

Referências

ALVENTOSA, J.P. M.; VERLET, C. P.; DEVÍS, J. D. Un estudio sobre los materiales curriculares impresos en Educación Física: implicaciones para la formación del profesorado. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, jan./abr. 2004.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES