PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIGADAS A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Noções espaciais, educação infantil, esquema corporal, desenho.

Resumo

O presente trabalho traz o relato de uma experiência que teve como objetivo refletir sobre as possibilidades e limitações da construção da noção espacial pelas crianças de quatro e cinco anos no ano letivo de 2019 na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Leblon em Belo Horizonte/MG. Através da proposição de observar as possibilidades de construção de habilidades espaciais com crianças, a experimentação ora proposta consistiu em mobilizar aspectos relacionados ao raciocínio espacial através de atividades em sala de aula para as crianças se apropriarem dos conceitos de lateralidade, representação do espaço e percepção visual. A representação através do desenho compõe o estudo na perspectivada do aluno e da sua compreensão quanto ao pensamento espacial. Uma vez que os alunos se encontram na primeira etapa da Educação, as ações e as atividades foram voltadas para essa fase. A construção de noções espaciais na primeira infância permite que as crianças tenham a compreensão dos espaços que ela se relaciona e vive, dando a ela a oportunidade de utilizar e contribuir futuramente no seu entendimento.

Biografia do Autor

Andreza Regina dos Santos Marzagão, Universidade Federal de Minas Gerais/ Centro Pedagógico

Aluna da pós - Graduação do curso de especialização em Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica. Centro Pedagógico/ UFMG.

Professora de Educação Infantil na Rede Pública de Belo Horizonte.

Marcos Elias Sala, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado, especialista, mestre e doutor em Geografia. Professor de Geografia no Centro Pedagógico - UFMG.

Eliane Ferreira Campos Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada, especialista, mestre e doutora em Geografia. Professora de Geografia no Centro Pedagógico/ UFMG.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS