PROJETO CHEIRO VERDE: VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Fernanda Gina Aguiar Souza Graduando do Curso de Letras Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Relato de experiência. Estágio não obrigatório. Educação ambiental. Projeto Cheiro Verde.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar e refletir acerca da experiência de estágio não obrigatório vivenciado por graduandos do curso de Geografia e do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina na Educação Básica do Colégio de Aplicação/UFSC, no contexto do Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola. O Projeto desenvolve um trabalho educacional com crianças e adolescentes, visando a formação de indivíduos mais conscientes a temáticas ambientais, baseado na perspectiva de Agricultura Sintrópica, criada por Ernest Götsch, e de ecoalfabetização, de Frijof Capra. A relevância deste relato se dá na compreensão da significância que essa vivência trouxe aos bolsistas enquanto futuros profissionais docentes, permitindo a formação de educadores conscientes sobre as perspectivas ambientais. Serão expostas, de forma linear, conforme o ano letivo de 2019, as atividades desenvolvidas pelo Projeto Cheiro Verde, em que ocorreu a participação dos estagiários, em momentos que transitam entre observação e envolvimento ativo. O trabalho foi supervisionado pela Profª Mariza Konradt de Campos, coordenadora do Projeto, e pela Profª Maria Elza de Oliveira Lima, orientadora educacional e coordenadora conjunta do Projeto.

Biografia do Autor

Fernanda Gina Aguiar Souza, Graduando do Curso de Letras Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Estudante do Curso de Letras Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de extensão no Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola.

Referências

CAPRA, Frijof. Milênio. Globo News: 09 abril. 2012. Entrevista concedida a Elizabeth Carvalho.

CAPRA, Frijof. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p. 18-33.

CERRUTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. ReVEL na Escola: Alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político. ReVEL. Vol. 17, n. 33, 2019.

DE CAMPOS, Mariza Konradt; RODRIGUES, Cristiane Seimetz; LIMA, Maria Elza de Oliveira. Projeto Cheiro Verde no Quintal da Escola: alfabetização para e pelo meio ambiente. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 15, n. 31, p. 154-167, dez. 2018. ISSN 1807-0221. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2018v15n31p154>. Acesso em: 16 jun. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p154.

GÖTSCH, Ernst. Diferenças entre agricultura sintrópica e orgânica. Agenda GÖTSCH, 2018. Disponível em: <https://agendagotsch.com/pt/> Acesso em: 26 de jun. de 2020.

GÖTSCH, Ernst. Homem e Natureza: Cultura na Agricultura. Recife: Centro Sabiá, 1997.

º ANO A. Colégio de Aplicação CA UFSC. Plantas que atraem abelhas no quintal do CA. Florianópolis, 2019. Disponível em< https://www.flipsnack.com/ecoalfabetizao/plantas-que-atraem-abelhas-no-quintal-do-ca.html> Acessado em: 20 de jun. de 2020

Downloads

Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA