UMA PROPOSTA CURRICULAR DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de SSociologia. Educação de Jovens e Adultos. Currículo.

Resumo

Relato de experiência docente em Sociologia e apresentação da atual proposta de organização curricular relacionada à presença da área na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS). Inicialmente, são apresentados alguns princípios norteadores que guiam a prática da professora responsável pela área nessa modalidade de ensino. Em seguida, são destacados os múltiplos espaços ocupados pela disciplina no currículo escolar, envolvendo a atuação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, seja na forma exclusiva, seja em componentes curriculares diferenciados e interdisciplinares, nomeados Eletivas, Projetos de Investigação, Oficinas e Bloco de Ciências Humanas. Entende-se que o desenvolvimento desse currículo é inovador e se propõe a efetivar o papel social dos Colégios de Aplicação: oferecer um ensino público de qualidade na Educação Básica, em prol da formação de jovens e adultos para o exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Katiuci Pavei, Colégio de Aplicação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Humanidades

Área de Sociologia

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Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES