CIRCO NOS ANOS INICIAIS DO CA: UMA NOVA EXPERIÊNCIA?

Autores

  • Eduarda Vieira da Silva Colégio de Aplicação
  • Leila Lira Peters Colégio de Aplicação

Palavras-chave:

Circo, Educação Física, práticas corporais

Resumo

O objetivo deste artigo é de relatar a pesquisa de Iniciação Científica que buscou  compreender como as atividades circenses podem ser integradas aos conteúdos da disciplina Educação Física e quais suas possíveis contribuições para ampliação das práticas corporais na escola? Este estudo caracteriza-se como pesquisa ação, pois aconteceu no próprio fazer cotidiano das aulas de Educação Física. As pesquisadoras se envolveram com a solução do problema de pesquisa de modo participativo e cooperativo com os sujeitos da mesma. Estabelecemos como objetivos específicos: pesquisar materiais didáticos sobre o circo para e com as crianças (textos, vídeos, imagens, e objetos); montar um banco de dados a ser disponibilizado para todos os professores e alunos do CA/UFSC; participar do processo de ensino e de aprendizagem dos movimentos circenses; participar da montagem de um espetáculo de final de ano para os pais. Foram utilizadas como ferramentas para a coleta de informações:  fotografias, diário de campo realizado pela bolsista ao final de cada aula e documentos, tais como, planos de ensino, livros e materiais que serviram de referenciais na área de Educação Física e de circo.

Referências

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de Educação Física, Coleção Magistério 2º grau. Serie formação do professor, São Paulo, 1992.

Secretaria do estado da educação/PR, Educação Física Ensino Médio, 2006.

LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do trabalho científico. 2 Ed., Petrópolis, Rj: Vozes, 2014.

SURAYA, Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Jr. Para ensinar Educação Física: Possibilidade de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

SILVA, Ermínia, ABREU, Luís Alberto de. Respeitável público... o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí, SP: Fontoura, 2008.

QUERUBIN, Marlene. O Marketing do Circo. 1. Ed., Mogi das Cruzes, SP: Oriom, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA