A CULTURA DIGITAL E A ESCOLA: REFLEXÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA.

Autores

Palavras-chave:

TDICs, Educação Básica, Práticas Pedagógicas, Educação Geográfica

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões teóricas construídas com o desenvolvimento da pesquisa sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Geográfica. O registro dessa vivência acadêmico-pedagógica almeja contribuir com as abordagens de ensino-aprendizagens que utilizam TDICs na disciplina de Geografia e áreas afins da Educação Básica, onde as alterações estruturais impostas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC acentuam o desafio de (re)pensar os métodos e processos de ensino-aprendizagem. No contexto das transformações que a escola vive, essa pesquisa colabora com docentes interessados em incluírem a Cultura Digital, com uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, de forma mais presente e planejada em seu fazer pedagógico. As experiências relatadas aqui trazem elementos para a incorporação de TDICs na Educação Básica, especificamente na educação geográfica. É importante ter ciência de que esse processo exige, ainda no planejamento, o conhecimento prático das ferramentas tecnológicas que pretendem ser utilizadas no processo pedagógico. Acredita-se que o artigo traz importantes contribuições conceituais para todos integrantes de uma comunidade escolar, principalmente aos que buscam compreender como ocorrem, ou como podem ocorrer, práticas pedagógicas com recursos tecnológicos na Educação Básica. 

Biografia do Autor

André Vagner Peron de Moraes, Colégio de Aplicação - UFSC

Professor de Geografia - EBTT.

Colégio de Aplicação da UFSC.

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Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS