RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DE JOVENS ALUNOS

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Religiões Afro-brasileiras, Escola, Alunos

Resumo

As religiões afro-brasileiras são muito importantes na história do nosso país, pois lembram os momentos de escravidão. Essas religiões vieram para o Brasil junto com os negros que foram escravizados, tornando-se muito parecida com o catolicismo, pois muitos dos santos das religiões afro-brasileiras se encontram no catolicismo como o São Jorge, conhecido como Ogum. Esta é uma pesquisa que tem como objetivo principal analisar as percepções dos alunos da turma 81 do Colégio de Aplicação da UFRGS sobre as religiões afro-brasileiras. A pergunta principal da investigação foi: o que os alunos da turma 81 pensam sobre as Religiões afro-brasileiras? Para atingir os objetivos propostos, foi realizada a aplicação de um questionário, contendo imagens sobre as religiões afro-brasileiras e solicitando a primeira palavra que vinha à mente dos entrevistados; leitura de livros e artigos científicos do Google Acadêmico sobre a cultura afro-brasileira. Pesquisar sobre religião afro-brasileira é importante, pois há muito em comum com o catolicismo, tornando ela bem interessante de se pesquisar. Os resultados obtidos com a pesquisa revelaram que na imagem de todos os santos juntos, a palavra que mais apareceu foi orixás. Na imagem de uma oferenda, a palavra que mais apareceu foi oferenda. Na imagem de um ritual, a palavra que mais apareceu foi ritual. Na imagem de pessoas caracterizadas, a palavra que mais apareceu foi dança. Na imagem do tambor, a palavra que mais apareceu foi tambor. Posso concluir, então, que ainda alguns entrevistados poucos conhecem as religiões afro-brasileiras, mas que já tem um pouco mais de noção sobre estas. Este é um assunto que ainda deve ser trabalhado para que as dúvidas que ainda possam existir sejam sanadas.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Licenciado e Mestre em Geografia.

Professor do Departamento de Humanidades do CAp/UFRGS.

Maria Eduarda Figueiredo Canabarro de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do 9º ano do Colégio de Aplicação da UFRGS

Referências

HOUAISS, Antônio. Enciclopédia mirador internacional. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1995.

LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora africana. São Paulo: Editora afiliada, 2004.

PRADI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP, São Paulo. São Paulo, 46, 52-67, junho/agosto 2000.

SANTOS, Erisvaldo dos. A educação e as religiões de matriz africana: motivos da intolerância. Reunião ANPED, Minas Gerais, 21, 1-17,

SOUZA, Laura Oliveri Carneiro. Quilombos, identidade e história. Nova Fronteira, 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA