“O QUE ME LEVOU A LUTA...” : AS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA NO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS NA CIDADE DE ARATIBA, RS

Autores

  • Alis Moros Sheibe Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sofia Martins Provitina Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Noya da Silva Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thais Ferreira da Luz Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Gomes Camargo Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Iniciação Científica. Hidrelétrica. Movimento dos Atingidos por Barragens.

Resumo

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é um movimento social composto principalmente por agricultores familiares. Luta contra a instalação de usinas hidrelétricas e pela indenização e reassentamento justo para as famílias expulsas para a construção destas. (SCHERRER-WARREN; REIS, 2007). Dentro deste movimento, foi identificada por Rossato (2008) alta participação de crianças e jovens. Tivemos por objetivo observar esta participação no contexto da memória da resistência contra a construção da UHE Itá, considerando também o efeito de relacionamentos interpessoais nesta. Considerando os dados coletados, apoiamos Fraga (2013) em considerar a militância parte da formação social e pessoal daqueles em que nela participam durante sua infância e adolescência. Acreditamos que a luta por causas sociais cria um entendimento crítico essencial para interpretar a situação e sistema político, incluindo aqui faces do capitalismo como a indústria cultural e midiática.

Biografia do Autor

Alis Moros Sheibe, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do 9º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Sofia Martins Provitina, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do 9º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Rafael Noya da Silva, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do 9º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Thais Ferreira da Luz, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do 9º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Renata Gomes Camargo, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação/ Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientadora do trabalho. 

Referências

SCHERER-WARREN, I.; REIS, M. J. Do local ao global: a trajetória do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e sua articulação em redes. In: II ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E BARRAGENS E I ENCUENTRO LATINOAMERICANO CIÊNCIAS SOCIALES Y REPRESAS. Salvador: 2007.

DORIA, P. O verdadeiro preço de Itaipu. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 28 abr. 2008. Disponível em: <https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,o-verdadeiro-preco-de-itaipu,163784>. Acesso em: 29 abr. 2019.

FRAGA, G. W. Memórias de terras e de águas: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no norte do Rio Grande do Sul através da História Oral. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal, RN, Brasil. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História [...].[S. l.]: ANPUH-SP, 2013. Disponível em: <http://www.snh2013.anpuh.org/site/anaiscomplementares>. Acesso em: 29 abr. 2019.

ROSSATO, A. A recepção de rádio e televisão por jovens do Movimento dos Atingidos por Barragens: as representações da classe popular. Orientador: Profª. Veneza Mayora Ronsini. 2008. 169 p. Dissertação de Mestrado (Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Área de Concentração em Comunicação Midiática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6281>. Acesso em: 29 abr. 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010a. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br>.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATIBA. Histórico. Aratiba, RS, Brasil, 25 jul. 2016. Disponível em: http://www.pmaratiba.com.br/menu/historico. Acesso em: 6 maio 2019.

MARTINI, L. Repercussões territoriais e econômicas em Aratiba - RS, a partir da construção da Usina Hidrelétrica Itá. Orientador: Prof. Dr. Dilermando Cattaneo. 2015. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, 2015.

VICENTINI, D., VERÁSTEGUI, R. L. A. A PEDAGOGIA CRÍTICA NO BRASIL: A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. In: XVI SEMANA DA EDUCAÇÃO E VI SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2015, Universidade Estadual de Londrina. SEDAE: VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação e XVI Semana da Educação: "desafios atuais para a educação" [...]. Londrina, PR, Brasil: UEL, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais/2015.php. Acesso em: 3 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-01