PRIMEIROS PASSOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DESENVOLVIMENTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Renata Gomes Camargo Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Especial. Iniciação Cientifica. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

A Educação Especial é uma modalidade educacional transversal, logo perpassa todos os níveis de ensino, a atuação dessa modalidade implica colaborativo dos docentes da educação especial e das demais disciplinas. Neste sentido, o objetivo deste relato de docência é apresentar e compreender a experiência da orientação no projeto de pesquisa e de extensão Pés na Estrada do Conhecimento – Iniciação Científica na Escola com foco na inclusão educacional. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, caracterizada pela riqueza de descrições originárias dos dados recolhidos no trabalho de campo (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Em 2019, uma professora de Educação Especial atuou como orientadora de um grupo de estudantes do projeto, nas aulas de Iniciação Científica. Um dos resultados principais é que ao se buscar alternativas para constituição da acessibilidade e inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista presente no grupo, os demais estudantes se beneficiaram, o que evidencia que os princípios educacionais dessas podem gerar qualidade de ensino para todos. Isso foi possível, dentre outros, pela possibilidade de estudantes e professores se verem como pesquisadores, mudando a lógica das relações escolares, o que é propiciado por este projeto.

Biografia do Autor

Renata Gomes Camargo, Colégio de Aplicação Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria.

Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES