FORMAÇÃO DOCENTE E INTERDISCIPLINARIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Relato de experiência.

Resumo

Este artigo trata de um olhar reflexivo sobre a própria prática docente a partir de uma experiência vivenciada pela autora junto ao Projeto Pés Na Estrada do Conhecimento articulado pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, durante a realização do Estágio Supervisionado de Ensino de Ciências. Objetivou-se investigar as contribuições do Projeto para a formação docente da autora analisando como foi construída a docência durante a sua participação. A partir de métodos descritivos e observacionais, foram analisados o diário de campo da autora e o Ensaio Final produzido para a disciplina do Estágio. Os dados foram organizados em torno das seguintes categorias: crenças sobre a imagem do professor; construção de novos modos de docência; foco no aluno e a construção do conhecimento; a pergunta como organizadora da aprendizagem; interdisciplinaridade. Como resultados da análise, podemos destacar que ao longo da trajetória a autora desconstrói a imagem de professor que “transmite conhecimentos” e abre espaço para uma concepção de ensino construtivista, descentralizando a ação do professor e permitindo que os alunos passem a ser focos no processo de aprendizagem. Também são identificadas aprendizagens da docente referentes ao trabalho em equipe e a cooperação que o ambiente interdisciplinar do Projeto proporciona.

Biografia do Autor

Lia Christina Kirchheim Kehl, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS