A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO/NO ENSINO FUNDAMENTAL E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Jéferson Silveira Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Palavras-chave:

BNCC, FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO ESCOLAR

Resumo

O texto se concentrará, especialmente, nas proposições gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus efeitos nos componentes curriculares voltados ao Ensino Fundamental, assim como as suas implicações para o trabalho e a formação de professores nessa etapa da Educação Básica.

Biografia do Autor

Jéferson Silveira Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

BACHAREL LICENCIADO EM HISTÓRIA E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. PROFESSOR NO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UFSC.

Referências

ALAVARSE, Ocimar M; BRAVO, Maria Helena; MACHADO, Cristiane. Avaliações externas e qualidade na Educação Básica: articulações e tendências. Est. Aval. Educ, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013.

APPLE, Michael. “Endireitar” a educação: as escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 1, p. 50-59, jan./jun. 2002.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A fábrica do sujeito neoliberal. In: ________. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 321-376.

FERNANDES, Claudia de Oliveira. Avaliação, currículo e suas implicações: projetos de sociedade em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 397-408, jul./dez. 2015.

FREITAS, Luiz Carlos de. Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n.4 [78], p.906-926, out./dez. 2018.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; PINA, Leonardo Docena; MACHADO, Vinícius de Oliveira; LIMA, Marcelo. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista e Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n. 4, p. 54-84, 2016.

SNYDER, Timothy. Sobre a tirania: vinte lições tiradas do século XX para o presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SOUSA, Sandra M. Zákia L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 175-190, jul. 2003.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS