III COLUNI EM CENA: do Trágico ao Épico

Autores

  • Danielle Rodrigues de Moraes Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Linguagem Teatral, Educação.

Resumo

Este artigo é a conclusão de um trabalho realizado no Colégio de Aplicação Coluni, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sobre o processo de ensino/aprendizagem do teatro no primeiro ano do Ensino Médio. O projeto “Coluni em Cena”, no ano de 2017, realizou sua terceira edição: “do Trágico ao Épico”, sendo idealizado pela área de Arte, em interdisciplinaridade com as áreas de História, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura. Foi desenvolvido ao longo de todo ano letivo, a partir de muitas atividades. Com o objetivo de analisar a inserção da linguagem cênica no contexto escolar, foi realizada uma pesquisa qualitativa que buscou apreender os desafios enfrentados ao se ensinar teatro e seu impacto entre os participantes. Os resultados evidenciaram o papel social que o teatro assume, atuando no desenvolvimento das habilidades artísticas, na criatividade e principalmente no incentivo do trabalho em grupo.

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Publicado

2019-08-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA