O SIGNIFICADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um relato vivenciado no Ensino Fundamental

Autores

  • Vivian Fragoso Pellis
  • Sophia Cassol
  • Ana Paula Tridapalli de Almeida
  • Alberto Vinícius Casimiro Onofre
  • Suzani Cassiani de Souza

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado, Formação docente

Resumo

Este artigo tem como foco apresentar um relato das experiências vivenciadas por duas alunas de graduação, durante o período de regência do Estágio Curricular Supervisionado de Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio foi realizado no Colégio de Aplicação/UFSC com uma turma do oitavo ano do ensino fundamental, composta por 24 estudantes com idades entre 12 e 16 anos. O artigo está organizado em quatro seções. Inicialmente são apresentadas considerações iniciais acerca das impressões e vivências no curso de licenciatura. Na sequência, o texto apresenta um breve relato das experiências geradas pela disciplina de Estágio Supervisionado e da construção da relação professor/aluno durante período de regência. Em seguida, o recorte temático sobre alimentação é apresentado. Juntamente com o recorte temático são analisadas as atividades que foram desenvolvidas com a turma e os resultados são apresentados. Por último, apontamos algumas considerações sobre a importância do período de estágio para a formação de professores.

Referências

ACCIOLY, E. A escola como promotora da alimentação saudável. Ciência em tela, v. 2, n. 2, p. 1-9, 2009.

ARNOLD, N. Digestão nojenta. 4 ed. Melhoramentos, 2002.

COSTA MATTOS, M. et al. Influência de propagandas de alimentos nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes. Psicologia: teoria e prática, v. 12, n. 3, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LIBÂNEO, J. C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. Democratização da escola pública: pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

MOTTA, M. B. da; TEIXEIRA, F. M. Educação alimentar na escola por uma abordagem integradora nas aulas de Ciências. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 359-379, jul./dez. 2012

RIBEIRO-JUNIOR, W. A et al. Aprendendo sobre o sistema digestório utilizando metodologias alternativas de ensino. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Anais do II CONEDU. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2015.

SOUZA, S. C. de; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Escrita no ensino de ciências: autores do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 367-382, 2005.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crítica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000.

TENREIRO-VIEIRA, C. Produção e avaliação de actividades de aprendizagem de ciências para promover o pensamento crítico dos alunos. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 6, p. 1-18, 2004.

VIEIRA, J. A.; VIEIRA, M. M. M.; PASQUALLI, R. Estudo de caso como estratégia de ensino para a Educação Profissional e Tecnológica. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, n. 44, p. 143-159, jan./abr. 2017.

ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. de. aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 10, p. 93-103, mar. 2007.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA