ZINISTRO: A PRODUÇÃO DE ZINES EM SALA DE AULA COMO CONSTRUÇÃO AUTORAL SOBRE LEITURAS INDICADAS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • George Luiz França Colégio de Aplicação da UFSC
  • Valentina Nunes UFSC

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Jornalismo, Zine, Leitura, Produção Textual

Resumo

Este relato tem por objetivo apresentar e analisar o trabalho feito com três turmas de primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC em 2018, o qual resultou na produção de zines sobre as leituras feitas pelos alunos por indicação uns aos outros. Descrevemos a metodologia do trabalho em sala de aula e brevemente analisamos os resultados da produção, que revelou um trabalho criativo, autoral, visual e interdisciplinar na construção de conceitos teóricos sobre literatura em relação com o repertório de leitura compartilhado pelos grupos.

Biografia do Autor

George Luiz França, Colégio de Aplicação da UFSC

Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFSC. Doutor em Literatura pela mesma instituição.

Valentina Nunes, UFSC

Professora do curso de Jornalismo da UFSC. Doutora em Literatura pela mesma instituição.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Búrigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

______. Profanações. Trad. Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

______. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BOOKER, M. Keith. The dystopian impulse in modern literature: fiction as social criticism. Westport: Greenwood,1994.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III: Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta; trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Outros objetos, outras leituras: estudo das relações entre as linguagens em zines e publicações alternativas com base na semiótica discursiva. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 88-99, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ gearte/article/view/82409/48093>. Acesso em 13 maio 2018.

MELO, Camila Olivia de Melo et al. Didática-Zine. Disponível em: < https://s3.amazonaws.com/ academia.edu.documents/36944075/DidaticaZine2015.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1527703244&Signature=qfYDuB8P%2FiAswzfjl%2FlW%2B0Rla%2BI%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DDidatica-Zine.pdf>. Acesso 10 maio 2018.

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES