APRENDIZAGENS COM O CURRÍCULO DAS OCUPAÇÕES

Autores

  • Edna Araujo dos Santos Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Escola, Currículo, Ocupação, Empoderamento, Cultura Digital

Resumo

Análise do movimento das Ocupações em uma escola secundarista de Florianópolis – SC. Este artigo versa sobre a possibilidade de se pensar o cotidiano de aprendizagem das ocupações enquanto uma proposta de web currículo, flexível e empoderador que surge da necessidade de compreensão de um momento político que afetou e afeta a vida de todos nós. Reflete-se aqui, sobre o percurso que os estudantes da ocupação manifestaram querer aprender, suas articulações por meio das TDIC e os desafios enfrentados com o desfecho de tal situação - as exigências da escola contemporânea, suas práticas, propedêutica e a necessidade cada vez mais crescente de formação multidisciplinar num contexto de integração curricular.

Biografia do Autor

Edna Araujo dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Professora do Centro de Educação a Distância na UDESC, Pesquisadora Colaboradora do Observatório de Práticas Curriculares Itinera - UFSC.

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação - UFSC, Vice-Líder do Observatório de Práticas Curriculares Itinera - UFSC. 

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, Tecnologia E Cultura Digital: Espaços E Tempos De Web Currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011 Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em julho de 2017.

BRASIL: Seminário Internacional do Programa Cultura Viva: Novos Mapas Conceituais. Ministério da Cultura, Pirenópolis, 2009.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. (5ª ed.). São Paulo, SP: Cortez, 2001.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: Educação e Realidade 22, jul/dez 1997.

LOPES, Alice Casimiro. Teorias de Currículo - São Paulo; Cortez, 2011.

YOUNG. Michael. Para que servem as escolas? Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/ Acesso em julho de 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS SOBRE EXPERIÊNCIAS DOCENTES