CONHECIMENTO E PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE COLO UTERINO: TODOS CONTRA O VÍRUS HPV!

Autores

  • Mariana Santos de Castro Estudante,Colégio de Aplicação
  • Lúcio Ribeiro Silvério Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação, Docente

Palavras-chave:

HPV, câncer de colo uterino, prevenção DST.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Ele aborda um levantamento realizado entre as estudantes de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação, Florianópolis-SC. Esse levantamento tratava dos conhecimentos de prevenção de uma virose (papilomavírus – HPV) que provoca câncer do colo uterino, enfermidade sexualmente transmissível. Para tanto, foi aplicado um questionário com questões previamente elaboradas em três turmas de oitavo ano e três turmas de nono ano do Ensino Fundamental, resultando num total de 78 estudantes alcançados pela pesquisa. Entre as questões, aspectos ligados ao conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis (DST), causas e informações acerca do HPV e medidas de prevenção à doença. Ao conhecer a opinião das estudantes (total de 78 meninas), foi possível concluir que, embora muitas delas tivessem acesso à vacinação como maneira de prevenção da doença, seria necessária uma campanha contínua de esclarecimento acerca do assunto e das formas de prevenção. Os resultados da pesquisa foram encaminhados às instâncias deliberativas e representativas dos diversos setores da escola, cuja responsabilidade pelo tratamento do assunto está afeto.

Biografia do Autor

Lúcio Ribeiro Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina, Colégio de Aplicação, Docente

Centro de Educação, área de Biologia e Ciência da Natureza

Referências

ALTMANN, H. Orientação sexual em uma escola: recortes de corpos e de gênero. Revista Cadernos. Pagu. n. 21, 2003.

AMORIM, V. M. S. L.; BARROS, M. B. de A.; CÉSAR, C. L. G.; CARANDINA, L.; GOLDBAUM, M. Fatores associados a não realização do exame de Papanicolau: um estudo de base populacional no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos Saúde Pública, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: . Acesso em 30/05/2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva. Painel de Indicadores do Câncer do Colo de Útero (indicadores do SISCOLO).

Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobra sil/programa_nanacion_controle_cancer_colo_utero/indicadores/>. Acessado em: 08/10/2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica, n. 13, série A. Normas e Manuais Técnicos, 2001.

______.______. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Caderno de Atenção Básica, n. 13, série A. Normas e Manuais Técnicos, 2006a.

______.______. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Cadernos de Atenção Básica, n. 13, Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA