Ensino de arte: história, memória e subjetividade

Autores

  • Naiara de Castro Lopes Colégio de Aplicação João XXIII, UFJF
  • Talita Lima de Oliveira Colégio de Aplicação João XXIII, UFJF
  • Maria da Natividade Ramalho Borba Colégio de Aplicação João XXIII, UFJF

Resumo

O presente trabalho faz parte da pesquisa do Mestrado em Educação intitulada “Ensino de Artes no Colégio de Aplicação João XXIII”, em que se pretende discutir o papel da Arte, assim como seu ensino e percurso no interior desta instituição. A primeira etapa deste trabalho é a pesquisa documental, a qual foi submetida como Projeto de Pesquisa modalidade PROBIC Jr à Pró-Reitoria de Pesquisa ProPesq/UFJF. Desta forma, a pesquisa documental do trabalho de Mestrado tornou-se um projeto de Iniciação Científica Júnior, que traz seu primeiro resultado parcial. Neste artigo, escrito em forma dramatúrgica, está sendo focalizado um recorte de sete anos dentro dos quarenta e oito que o Colégio já trilhou, misturado às memórias pessoais das três autoras. No Arquivo do Colégio, a análise foi iniciada por uma série de relatórios anuais referentes aos anos de 1978 a 1984. A Educação Artística não constava oficialmente na grade curricular de 5ª a 8ª séries, o que não significou a ausência da arte na formação dos alunos e alunas daquele segmento. Assumindo a perspectiva foucaultiana, o que significa pensar o ensino de Arte relacionado à constituição dos sujeitos, busca-se a presença permanente da arte na vida escolar, presença esta que se dava de forma transversal e como recurso pedagógico em algumas disciplinas e dentro de eventos e projetos realizados pelo/no Colégio, num convite a colocar em suspeita as potencialidades e desafios da arte fora da disciplina Artes, e suas articulações com a História, a Memória e os Processos de Subjetivação.

 

Palavras-chave: Ensino de Arte; História; Memória; Subjetividade. 

Referências

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA