Filmes dentro e fora da escola: O que pensam os alunos?

Autores

  • Maria Eduarda de Moraes Sirydakis Colégio de Aplicação, UFSC
  • Natália Dias Goulart Colégio de Aplicação, UFSC
  • karen Christine Rechia

Resumo

Definimos juntamente com nossa orientadora Karen, realizar um trabalho que abrangesse cinema e educação e que o tema estaria voltado para o uso de filmes em sala de aula em diferentes disciplinas, só que pela perspectiva do aluno. Ao pesquisarmos na bibliografia acadêmica vimos que existem diversos trabalhos que abordam o ponto de vista do professor e não do aluno. Como sabemos que as experiências imagéticas são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, decidimos ampliar a pesquisa incluindo a memória fílmica fora da escola. Assim, o objetivo principal é o de investigar, através da experiência com obras fílmicas passadas em sala de aula e fora dela, de que forma os estudantes se apropriam deste conhecimento, o que pensam sobre a temática, a forma de filmar, o ritmo do filme. Procurar também saber de que forma eles reagem ao filme espontaneamente (1ªs impressões), como também através do questionário. Para conseguirmos coletar todos os dados necessários para que possamos responder nossas perguntas, tivemos que fazer uma pesquisa preliminar sobre o tema. Escolhemos o nosso campo e os nossos sujeitos de pesquisa: os estudantes dos 1os anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC. Feito isso, partimos para a elaboração e aplicação dos instrumentos de pesquisa que consistem em questionários estruturados e entrevistas e posteriormente para a análise dos dados. Vale lembrar que iremos focar na relação dos estudantes com o produto final do cinema, que é o filme, e da relação deste produto final com processos educativos.

 

Palavras-chave:  cinema, educação, escola, aprendizagem. 

Biografia do Autor

karen Christine Rechia

Colégio de Aplicação, UFSC

Referências

CARRIÉRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FRESQUET, Adriana (org.). Dossiê Cinema e Educação.

Rio de Janeiro: Co-Edição Booklink/Cinead/Lise/Lecav/Fe/Ufrj, 2007, 2009, 2010 e 2011.

_____________________ e XAVIER, Márcia (org.). Dossiê Cinema e Educação.

Rio de Janeiro: Co-Edição Booklink/Cinead/Lise/Lecav/Fe/Ufrj, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. A escola vai ao cinema. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2003.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA